terça-feira, 24 de abril de 2007

25 de Abril de mil nove e setenta e quatro



Uma revolução em Portugal derruba a ditadura de Marcelo Caetano e instaura a democracia, processo chamado de Revolução dos Cravos. (ver 25 de Abril de 1974).


O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).


in Wikipedia.org


Isto é só um apontamentozinho cultural para ver se se iluminam os cérebros dos idiotas chapados que acham - como ouvi ontem no telejornal - que o 25 de Abril de 19 e 74 foi uma revolução para impedir as crianças de lutarem nas guerras (uma alusão à imagem colocada lá em cima...)

4 comentários:

Anónimo disse...

25 de Abril???? Épá....... Mas ca ganda seca!!!!!!!! Achas que alguém curte ler cenas sobre o 25 de Abril??? Ó pá... a malta quer é gaijos!!!!!! MAI NADA!! ;)

Anónimo disse...

oh pa... achar acho! mas agora só daqui a um ano, ok?

o post de gajos vem a caminho...

Miss Velvet

Anónimo disse...

... Tou ca 1ª anónima, ó Miss Velvet!!!! Nós queremos é post de GAIJOS!!!!!....... Esquece o 25 de Abril e mais os K'S e os X'S, e os Y'S!!!... Essas cenas não interessam nem ao menino jesus!!! Ah!!! Ah!!! Ah!!! Ah!!!

The one you know disse...

Não conhecia esta tua vertente politica!!! ele é imigração , pnr, 25 de abril... o que é que se segue???